Veja 4 medidas simples que ajudam a prevenir o envelhecimento das mãos


As mãos envelhecidas com manchas, flacidez e rugas são um transtorno estético dos mais incômodos! Veja como prevenir e tratar este problema!

Mãos envelhecidas  prevenção é a principal regra

Veja 4 medidas simples que ajudam a prevenir o envelhecimento

1. Use sabonete líquido de glicerina neutro – é importante lavar as mãos com frequência, isso evita a proliferação de várias doenças. Se você não trabalha na área da saúde nem precisa usar um produto específico para a higienização, escolha um sabonete que não seja muito agressivo. O ideal é que seja líquido de glicerina e neutro. Nunca as lave  com água muito quente.

2. Use hidratante sempre – depois de lavar as mãos aplique um hidratante, uma boa dica é levar um na bolsa.

3. Use filtro solar – protetor solar no rosto, pescoço e colo já virou rotina, mas e nas mãos? A maioria se esquece de aplicar e reaplicar  o protetor solar. É necessário reaplicar o protetor solar sempre depois de lavar as mãos. O sol é um dos principais fatores do envelhecimento da pele.

4. Use luvas – na hora de lavar a louça, a roupa e fazer faxina, não dispense o uso de luvas, elas vão proteger  e ajudar a conservá-la jovem por mais tempo.

Como tratar

Os cuidados de prevenção devem continuar mesmo em quem já apresenta sinais de envelhecimento nas mãos. Além dos cuidados de prevenção, quem tem mãos envelhecidas deve seguir outros passos.


  • Esfoliação – 1 vez por semana aplique uma esfoliação de mel e flocos de aveia .
  • Hidratação – use um hidratante à base de ureia diariamente.
  • Combata as manchas – um dos problemas mais difíceis de resolver e, sem dúvida, dos mais incômodos. Embora existam tratamentos à base de ácidos, sessões de laser, etc. se você prefere um método natural, deverá aceitar 2 fatos: os resultados são mais sutis e é preciso ter constância e disciplina para alcançá-los. Use diariamente antes de dormir uma porção generosa de óleo de rosa mosqueta , na manhã seguinte lave, aplique o hidratante e o protetor solar.
  • Máscara de hidratação profunda – 1 vez por semana, use uma máscara de hidratação profunda: 10 gotas de óleo de rosa mosqueta, 10 gotas de óleo de abacate e uma colher de chá de óleo de coco. Misture tudo e aplique nas mãos, coloque uma luva e deixe agir por 30 minutos.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.