Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mãos envelhecidas – Como amenizar o problema


Como amenizar o aspecto de mãos envelhecidas

As mãos são a parte do corpo que mais denunciam a idade. Os primeiros sinais são o enrugamento, manchas e irregularidades. Isso acontece, segundo o dermatologista Murilo Drummond, porque normalmente são esquecidas na hora de prevenção contra o sol, na hidratação e em outros cuidados.

Ao contrário do que muita gente pensa, a pele das mãos não é mais sensível. “É a mesma pele, apenas tratadas com menos atenção”, diz. Para evitar o envelhecimento, isso cuidar delas é fundamental. “O recomendável é sempre utilizar filtro solar e hidratantes”, diz.

Mãos envelhecidas como tratar ?

É essencial hidratar e usar filtro solar

Sinais da idade

Os sinais de envelhecimento das mãos não têm uma idade certa para aparecer. O médico explica que isso depende dos cuidados que as pessoas dão às mãos durante a vida. Quem vive em país ensolarado, geralmente apresenta envelhecimento mais precoce das mãos. Nas peles mais claras também é mais comum.


Tratamentos e prevenção do envelhecimento 

Mas o problema tem solução. E quanto antes for procurado, mais chances de sucesso. “Há tratamentos para a pele com cremes tópicos despigmentantes, congelamento com nitrogênio líquido, luz pulsada. Os procedimentos podem ser feitos por qualquer pessoa, quando for preciso, em média acontecem após os 40 anos”, explica.

Ele diz que as manchas que saem, normalmente não retornam, mas outras surgem, uma vez que a radiação solar do passado ainda fica causando estragos.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.