terça-feira, novembro 28, 2023
CuriosidadeSaúde da mulher

Recomendações de ginecologistas para evitar o mau cheiro na região íntima

Maus hábitos podem alterar o equilíbrio da flora vaginal,isso mesmo, ai que mora o problema, com isso os odores tendem a surgir com maior frequência. Por muitas razões, as mulheres não querem ter mau cheiro em suas partes íntimas. Mesmo assim, alguns erros que elas cometem podem deixar a região vaginal malcheirosa.

É preciso, porém, ressaltar que a região tem um cheiro natural e suave, proveniente das secreções vaginais, e que um odor muito forte na área pode ser sinal de problemas de saúde e, nesse caso, a questão deve ser levada a um ginecologista, para que ele possa fazer um diagnóstico mais preciso da situação.

Estão listados seis hábitos que as mulheres devem evitar para evitar o mau cheiro na região íntima , confira abaixo:

1 – Roupas justas demais podem ser um dos problemas

Roupas muito justas prejudicam a capacidade da região vaginal de respirar e tornam o ambiente propício à proliferação de bactérias e fungos, cuja ação pode exalar um odor desagradável. Recomenda-se o uso de roupas largas e de preferência feitas de algodão.

2 –Não exagere na higienização

Os pelos pubianos protegem a região genital feminina, portanto, sua remoção total não é recomendável. O uso exagerado de produtos que não são específicos para uso vaginal pode agravar a situação.

3 – Usar sabonetes errados

O mais adequado é usar sabonetes específicos para a região vaginal. Do contrário, corre-se o risco de desequilibrar o pH vaginal e facilitar proliferação de microrganismos nocivos, que podem causar mau cheiro.

4 – Negligência na hora de higienizar a região vaginal

Como diziam os antigos romanos, “est modus in rebus”, ou seja, há medida para tudo. Assim como o exagero na higienização pode causar mau-cheiro, a falta de higiene também pode causar odor desagradável (além de problemas de saúde mais graves). Isso se deve ao acúmulo de suor e secreção vaginal.

5 – Usar a ducha vaginal

Embora muitas mulheres façam uso desse recurso, ele tem suas desvantagens. Uma das mais importantes é o fato dela poder causar pequenas lesões na região vaginal, as quais deixam a área suscetível a infecções. Além disso, explica o professor do Departamento de Ginecologia da Unifesp, José Maria Soares Jr., a ducha destrói a flora vaginal, que protege a região contra infecções. Tudo isso favorece a proliferação de microrganismos nocivos, cuja atuação pode exalar um cheiro desagradável. O doutor Soares não recomenda nunca o uso da ducha.

6 – Alimentação inadequada

Uma alimentação desequilibrada pode ser responsável por odores fortes na região da #vagina. O uso de certos medicamentos também pode ter responsabilidade no surgimento de um cheiro desagradável na região.

Veja Também

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.