Nódulos na tireoide – Sintomas e causas


Nódulos da tireoidiano são áreas que se destacam, de forma organizada, no interior da tireoide, se diferenciando do restante da glândula.

O que é Nódulo na tireoide?
Um nódulo de tireoide é um caroço sólido ou cheio de líquido. A maioria dos nódulos de tireoide não causa sintomas.
A maioria dos nódulos de tireoide não precisa de tratamento. As opções de tratamento para os nódulos maiores ou cancerígenos ou nódulos que produzem mais hormônios da tireoide podem incluir medicação ou cirurgia

Quais os sintomas?
Em geral, são assintomáticos, produzindo sintomas somente quando alcançam grades diâmetros, normalmente quando ultrapassam os 3 cm, dando deformidades estéticas ou dificuldades para deglutir ou respirar.

Quais as causas?
Não há uma causa ou fator de risco bem definido. Esses nódulos são extremamente frequentes, em torno de 60% da população ao realizar uma ultrassom de tireoide diagnosticara algum nódulo tireoidiano.

Como é feito o diagnostico?
Nódulos maiores que 1 cm são percebidos a palpação, e uma vez notados, deve se proceder a realização de ultrassonografia de tireoide, melhor método disponível para esse fim.


Existe algum fator de risco?
Exposição à radiação e historia familiar são importantes fatores de risco para que esses nódulos sejam malignos.

Qual o tratamento?
Ao se diagnosticar um nódulo tireoidiano devemos buscar identificar o risco de ele ser maligno, e para isso avaliamos as características ecográficas, verificadas no ultrassom, e selecionamos os casos que necessitam serem puncionados, submetendo esse material a analise do patologista.

O grande interesse na detecção dos nódulos tireoidianos é fazer o diagnostico precoce do câncer de tireoide, porém, somente 10% dos nódulos tireoidianos são câncer. Portanto, é de fundamental importância o manejo adequado desses nódulos.

Fábio Oliveira Silva
Especialidade: Cirurgia de cabeça e pescoço

Veja também [su_list icon=”icon: arrow-right”]

[/su_list]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.