quinta-feira, dezembro 14, 2023
Curiosidade

Papada : acabe com ela de uma vez por todas

A papada é o acúmulo de tecidos gordurosos debaixo do queixo, que acaba por nos causar um problema estético muito incômodo. Como qualquer outra região de gordura localizada no corpo, a papada afeta tanto aos homens quanto às mulheres, principalmente na idade adulta.

Mas porque ela aparece? Essa gordura localizada costuma ser produto de problemas como obesidade e sobrepeso, além de hábitos ruins, tais como o sedentarismo, o consumo de cigarro e a má alimentação. Também ocorre por fatores genéticos, causas hormonais e envelhecimento.

Até os 28 e os 30 anos de idade, nossos níveis hormonais de gordura são relativamente baixos em comparação com os anos posteriores. Quando atravessamos os 30 anos, e na medida em que o tempo passa, os fatores hormonais de gordura vão mudando e ela aumenta em maior proporção, afetando a massa magra do corpo.

É dessa forma que começamos a notar mais os problemas de gordura localizada, não apenas na papada, mas também em regiões como o abdômen, as pernas, as costas, os glúteos, entre outros.

Papada acabe com ela de uma vez por todas

Como prevenir e diminuir a papada?

Como qualquer outra região do corpo onde há gordura localizada, a papada é uma área difícil de tratar, pois requer de um esforço especial para eliminar esse excesso de gordura. Muitas pessoas que sofreram com sobrepeso e obesidade e perderam muitos quilos graças às dietas e exercícios, às vezes, esquecem de trabalhar a área da papada, que faz com que o rosto não fique tão magro como o corpo. O que fazer para prevenir e diminuir a papada?

Combater a retenção de líquidos

O consumo de álcool, açúcar e sal em excesso está relacionado com o desenvolvimento da incômoda papada. Esses ingredientes aumentam o tecido gorduroso do corpo e também causam retenção de líquidos, fazendo com que o resto fique mais inflado. É muito importante evitar a ingestão excessiva desses produtos e optar por aumentar o consumo de água para ter uma boa hidratação. Um organismo desidratado é mais propenso a reter líquidos do que outras substâncias nocivas.

Combater qualquer tipo de intolerância alimentar

Pessoas que sofrem de intolerâncias alimentares como, por exemplo, sensibilidade ao glúten e síndrome do intestino irritável, têm mais risco de desenvolverem papada no futuro. A distensão é um problema que indica que algo não está bem com o sistema digestivo.

Segundo a Fundação Internacional para os Transtornos Gastrointestinais Funcionais, não está muito clara a causa da inflamação, mas os gases no intestino parecem ter muito a ver com as intolerâncias.

Exercícios para diminuir a papada

Além de considerar as recomendações anteriores, uma forma muito eficaz de diminuir a papada é com um plano de exercícios que ajude a tonificar e eliminar as gorduras ao redor do pescoço e debaixo do queixo. Esses exercícios são ideais para não recorrermos a tratamentos extremos, como a cirurgia.

Para começar, mova a cabeça para um lado e mantenha essa posição enquanto toca o palato com a ponta da língua. O exercício deve ser feito de 10 a 15 vezes para depois mudar de lado e repetir.

Deite de barriga para cima, relaxe os músculos do rosto, depois flexione a cabeça até que o queixo toque o peito. Faça uma série de 10 repetições e, com o passar do tempo, vá aumentando gradualmente até chegar a 50 repetições.

Para o último exercício dessa rotina, sente em uma cadeira e encoste as costas firmemente contra ela. Depois, vire a cabeça para trás, de modo que fique olhando para o teto. Mantendo essa posição, estique a cabeça para frente, como se quisesse dar um beijo no teto. Repita o exercício várias vezes e descanse.

Para conseguir bons resultados é importante ser constante com a realização desses exercícios e ter muita paciência. Os resultados não serão imediatos, porém, com muita dedicação será possível chegar ao objetivo. Quando a papada é muito grande o melhor é procurar por um especialista e outras alternativas, como a cirurgia, por exemplo.

Este é um blog de noticias , curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.