Verrugas – Tratamento caseiro


Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã, equinácea ou alho.

Normalmente as verrugas são benignas e não trazem grandes problemas de saúde, especialmente se estiverem localizadas em outras partes do corpo que não sejam as regiões íntimas, porque se elas estiverem ali presentes, são chamadas de verrugas genitais que só podem ser tratadas pelo médico. Se possui verrugas genitais, veja o que fazer.

1. Fita adesiva

A fita adesiva é uma opção simples e fácil para retirar verrugas mais rapidamente, pois além de ajudar a retirar o excesso de pele, também estimula o sistema imune, para eliminar a verruga mais rapidamente. Segundo um estudo feito com crianças, a fita adesiva pode remover completamente uma verruga em até 2 meses, sem ser necessário utilizar um tratamento com químicos.

Para fazer este tipo de tratamento deve-se tapar a verruga com uma fita adesiva durante 6 dias e depois retirar e mergulhar a verruga em água por alguns minutos. Por fim, deve-se passar uma pedra pomes ou uma lixa de unha para retirar a pele que já está morta. Depois, deve-se colocar a fita e ir repetindo o processo até que a verruga desapareça.

Este tratamento também é uma das opções naturais recomendadas pela Associação Americana de Dermatologia.

2. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca, também conhecido como tea tree ou árvore do chá, é um potente antiviral natural que ajuda o corpo a combater o vírus que provoca a verruga. Por isso, este óleo é uma boa opção para substituir os produtos químicos usados para a remoção de verrugas.

Para usar este óleo deve-se aplicar uma gota 2 a 3 vezes por dia na verruga e deixar atuar o máximo de tempo possível. Nas crianças, ou no caso de surgir alguma irritação na pele do adulto, o óleo essencial pode ser diluído em uma gota de óleo vegetal, como amêndoas doces ou óleo de abacate, por exemplo.


3. Esmalte de unha

O esmalte de unha transparente, quando aplicado no local, diminui a quantidade de oxigênio que chega à verruga, fazendo com que as células morram e seja eliminadas mais facilmente.

No entanto, este tratamento não é aprovado por todos os dermatologistas, devendo-se consultar o médico antes de aplicar o esmalte sobre a verruga para eliminá-la.

4. Alho picado

O alho é um alimento rico em compostos sulfurados, como a alicina, que têm potente ação antiviral. Por isso, pode ser aplicado diretamente na verruga para ajudar o corpo a eliminá-la mais rápido. Em um estudo feito com crianças, o alho parece retirar toda a verruga em cerca de 9 semanas de aplicação tópica.

Assim, para usar o alho deve-se picar um dente fresco de algo ou cortá-lo em fatias e aplicar sobre a verruga, cobrindo depois com um curativo. Esta técnica deve ser feita à noite antes de deitar e, depois, de manhã deve-se lavar a mão e voltar a repetir todas as noites, até que a verruga desapareça. Idealmente, o alho deve ser aplicado apenas sobre a verruga, já que poderá causar inflamação da pele ao redor.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é uma substância ácida que ajuda na esfoliação química da pele, removendo a pele em excesso da verruga. Por isso, pode ser usado como tratamento popular para verrugas.

Para usar o vinagre de maçã deve-se molhar um pedaço de algodão no vinagre e aplicar em cima da verruga durante a noite. Para evitar que o algodão saia do lugar deve-se colocar um band-aid para segurar.

Uma vez que o vinagre é ácido, pode causar irritação na pele e, por isso, é importante parar o tratamento caso surja vermelhidão ou desconforto na pele em redor da verruga. Este tipo de tratamento não deve ser usado no rosto.

 

Este é um blog de noticias,curiosidades e tratamentos caseiros , ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.