Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Queda de cabelo : Causas e tratamento caseiro


Queda de cabelos em mulheres: causas diversas
Pode causar espanto, mas os dermatologistas garantem que a calvície feminina é um problema comum. A queda de cabelos em mulheres tem as causas mais diversas e, entre as mais comuns, estão as mudanças hormonais, a genética e distúrbios como a anemia e o hipotireoidismo.

Segundo o dermatologista Marcio Rutowitsch, chefe do setor de dermatologia no Hospital dos Servidores do Estado, cerca de 30% das mulheres com 50 anos têm algum grau de calvície. É preciso ficar atento aos sinais, já que a queda de cabelo no sexo feminino costuma ser diferente da no masculino, sendo raras as mulheres que ficam completamente carecas. O que acontece é um afinamento progressivo dos fios, geralmente a partir dos 30 anos.

Perda de até 100 fios por dia é normal

O dermatologista Celso Tavares Sodré, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), alerta que as mulheres devem ficar atentas a alguns sinais especiais, já que, todo dia, as pessoas perdem cerca de 100 fios. Essa perda só preocupa se os fios começam a se acumular no ralo da pia ou do chuveiro, na escova, nas roupas ou no travesseiro.

Quando todo o cabelo fica mais ralo, caem tufos ou há um afinamento onde os fios são repartidos, é hora de procurar um médico. Os tratamentos respondem melhor quando a calvície está em fase inicial e vai variar de acordo com o tipo de queda. Para um diagnóstico completo, os médicos costumam recomendar exames clínicos e laboratoriais, como o tricograma (análise dos fios). Em alguns casos, é necessário fazer a biópsia do couro cabeludo.

Um dos tipos mais comuns de queda de cabelo é o eflúvio telógeno, caracterizado pela diminuição dos fios em toda a cabeça. A queda pode ser aguda ou crônica e geralmente é causada por febres altas, dengue, anemias (causadas por menstruações intensas ou deficiências nutricionais), dietas radicais, medicamentos e no pós-parto.

– Doenças endocrinológicas, como as da tireóide, e estresses importantes também podem fazer o cabelo cair. Em geral, o distúrbio se resolve espontaneamente ou em até seis meses quando a causa é corrigida – afirma Sodré.

Alopécia androgênica atinge 1 em cada 5 mulheres


Outra causa comum é a alopecia androgênica – a calvície hereditária – que chega a atingir uma em cada cinco mulheres, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, nos Estados Unidos. Rutowitsch explica que, nesses casos, os fios da linha da testa são preservados e a mulher não ganha entradas, mas o cabelo da parte de trás e no alto da cabeça vai ficando mais ralo.

A predisposição genética é que vai determinar o grau de queda, mas o excesso de hormônios masculinos, muitas vezes elevados por problemas no ovário ou nas glândulas suprarrenal e hipófise, pode contribuir para o seu agravamento.

Tanto Rutowitsch como Celso Sodré alertam que, raramente, penteados, escovas, chapinhas e tinturas fazem o cabelo cair.

Tratamento Caseiro

A goiabeira é uma árvore tropical muito comum na América do Sul e América Central. Seu fruto, além de saboroso, possui muitas utilidades medicinais. E suas folhas também são muito utilizadas para tratamentos de saúde. E um dos seus benefícios é a sua capacidade de combater a queda de cabelo. Elas são ricas em vitamina A, vitamina C, potássio, fibras e licopeno.
Como fazer o tônico capilar:

Essa receita natural e 100% eficaz, é muito fácil de fazer. Tudo que você precisa é de:

1 L de água;
1 mão cheia de folhas de goiabeira frescas.
Coloque a água com as folhas no fogo, e ferva por 20 minutos. Depois desse tempo desligue o fogo e deixe a solução descansar até esfriar. Agora guarde seu tônico em uma garrafa esterilizada de vidro.

Como usar:

Sempre que lavar a cabeça, use o tônico logo depois da lavagem. Faça uma massagem com movimentos circulares, espalhando bem o tônico e então deixe agir no cabelo por 1 hora.

A melhor forma, é você fazer esse procedimento antes de dormir. Passe o produto no cabelo, enrole a cabeça em uma toalha, e vá dormir com ele no cabelo. Logo de manhã quando acordar, enxague o cabelo, retirando todo o produto.

Em poucos dias seu cabelo vai estar muito mais brilhoso, saudável, e vai parar de cair.

O chá de folhas de goiabeira, ou da casca da goiaba, são excelentes fontes de vitaminas e ajudam muito a melhorar a imunidade do corpo. Elas são ótimas para diminuir os sintomas da dengue, zica, ainda ajuda no tratamento de outros tipos de doenças como a cândida. Sem contar que ajudam a amenizar casos de infecção, dor no bico dos peitos quando a mulher esta amamentando, entre outras coisas.

Esse Chá é um ótimo remédio natural, para passar na cabeça e para beber.

Veja mais sobre Como evitar cravos, acnes e outros benefícios da goiaba.

Esta informação não deve nunca substituir o conselho de um médico se você tem alguma dúvida, consulte o seu médico.

Fonte 1    Fonte 2