Herpes labial – Sintomas e tratamento caseiro


Como você pode tratar herpes labialEsta é uma infecção viral dos lábios e da pele ao redor dos lábios. O culpado é o vírus herpes simplex, que é altamente contagioso.  

A primeira infecção pode passar despercebida. No entanto, o vírus permanece no corpo e se esconde nos nós nervosos da face. Quando sua resistência é um pouco reduzida, o vírus pode se tornar ativo novamente e passar pelo nervo até a pele (sempre no mesmo local) e causar feridas. 

Mas como você pode prevenir a herpes labial?  Como suprimir de forma rápida e efetivamente uma herpes labial 

Neste sentido, para lhe ajudar com isso, preparamos o nosso artigo de hoje com dicas de tratamentos caseiros para a herpes labialConfira!  

O que é a herpes labial? 

A herpes labial é uma erupção cutânea recorrente na pele e membranas mucosas, especialmente nos lábios e na pele circundante.  

Ela é caracterizada por inicialmente uma dor ardente no lábio e depois bolhas com umidade que aparecem na área dolorosa, que ficam secas e se transformam em crostas. Após cerca de uma a duas semanas, os sintomas desaparecem novamente. 

O culpado disso é um vírus (vírus do herpes simplex). A primeira infecção geralmente passa despercebida, mas também pode ser acompanhada por um número considerável de queixas:  

  • Febre. 
  • Glândulas doloridas no pescoço e sob a mandíbula; 
  • Bolhas dolorosas e feridas nos lábios, nas gengivas e no interior das bochechas. 

Prevenção de herpes labial 

Ao tomar uma série de medidas, você pode impedir que fatores desencadeantes obtenham uma chance de produzir a herpes labial: 


  • O vírus está escondido nos nervos da pele. Especialmente em tempos de resistência reduzida, pode surgir. Portanto, garanta boa resistência descansando (de noite) adequadamente, comendo alimentos saudáveis ​​e variados, não fumando e se exercitando regularmente.  
  • A exposição à luz solar também é um gatilho. Se você passa muito tempo ao sol, o vírus vê sua chance de atacar novamente. Use um protetor labial com filtro UV ao sol (com um alto fator de proteção). 
  • Proteja seus lábios mantendo-os oleosos com protetor labial. 

Herpes labial: Tratamento caseiro para herpes labial. 

Para pessoas imunocompetentes, a herpes labial é uma condição inócua, embora irritante, que cura automaticamente em uma a duas semanas.  

Mas como você pode parar uma herpes labial de maneira rápida e eficaz? Há várias opções. Lembre-se de que a infecção pelo vírus do herpes não pode ser curada e que não existem agentes que possam prevenir o herpes labial, por exemplo, por meio de agentes antivirais orais.  

No entanto, existem recursos e métodos de tratamento que podem reduzir o tempo de cicatrização em alguns dias. Uma condição para isso é que você comece com isso assim que surgir o formigamento e a vermelhidão:  

Pomada de zinco  

Você pode usar um agente ‘indiferente’ contra uma herpes labial emergente, ou seja, um agente aplicado à pele e que não contém nenhum medicamento (farmacologicamente) eficaz.  

Cremes indiferentes, como creme de óxido de zinco / glicina, gel de sulfato de zinco, parecem reduzir o tempo de cicatrização em aproximadamente um dia quando aplicados imediatamente após os primeiros sintomas.  

Terapia de luz Virulite 

A terapia com luz virulita é um produto para combater os sintomas e a herpes labial de maneira eficaz, livre de drogas e natural.  

O dispositivo utiliza a tecnologia LED médica, na qual a luz infravermelha especial estimula uma resposta imune local.  

Virulite pode ser usado com segurança em crianças. O tratamento não dói e os efeitos colaterais não são conhecidos. Você pode combinar o Virulite com um creme ou pomada para herpes labial, pelo que é aconselhável usar o Virulite antes de aplicar o creme no loca

Este é um blog de  tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

2 comentários em “Herpes labial – Sintomas e tratamento caseiro

  • em
    Permalink

    Realmente muito interessante, obrigado pela ajuda.

Fechado para comentários.