Tireoide de hashimoto – O que é e quais são os sintomas


Para quem não sabe a tireoide de Hashimoto no é conhecida como uma Doença auto imune que aonde o sistema ataca as próprias células dele, neste caso as células da tireoide e assim inflamando a glândula e resultando no hipertireoidismo que nós já falamos aqui em outro artigo a extensão da tireoide de Hashimoto pode chegar até ao hipotireoidismo.

Essa doença é muito comum em mulheres adultas, e seus principais sintomas são quedas de cabelo, unha quebradiça, falha de memória e cansaço excessivo.

A tireoide de Hashimoto começa normalmente com um aumento do tamanho da tireoide, mas de forma indolor e que pode ser facilmente identificada durante um exame de rotina pelo seu médico.

Principais sintomas da tireoide de Hashimoto

Os sintomas da tireoide de Hashimoto são extremamente comuns e muito parecidos com hipotiroidismo, então normalmente apresentam: pele pálida e fria, prisão de ventre, aumento fácil de peso, cansaço excessivo, dores musculares ou articulares, cabelo mais fracos, ligeiro inchaço da parte da frente do pescoço que onde é localizada a tireoide.

Essa doença ataca normalmente mulheres entre 30 e 50 anos de idade, normalmente o exame é solicitado quando o paciente detecta inflamação na glândula tireoide, já que ela tem um tamanho maior do que o normal.

O que pode causar?

Não existe uma causa específica nem para tireoide de Hashimoto, nem para o hipotiroidismo e nem para o hipertireoidismo, vistos que podem ser uma alteração genética em uma doença que aparece várias vezes na mesma família, ou mesmo por alguma bactéria ou vírus que acabou inflamando a tireoide.

Hipotireoidismo – Primeiros sintomas


Possui tratamento?

Assim como os outros casos, a tireoide de Hashimoto possui tratamento sim que é iniciado uma reposição hormonal durante aproximadamente seis meses, onde o médico solicita novos exames para reavaliar o tamanho da glândula e saber se precisar ajustar a dose ou mudar de remédio.

É bom lembrarmos que existe como prevenir doenças na tireoide, através de uma alimentação balanceada que seja rica em nutrientes bons para o funcionamento da glândula como selênio, 5 em iodo. É importante evitar qualquer tipo de alimento que possa prejudicar o funcionamento da tireoide e assim diminuindo ou aumentando em excesso a produção de seus hormônios.

Caso a tireoide de Hashimoto não seja tratada, ou qualquer outro tipo de problema na tireoide ela pode ser agravada e estendida para outros problemas.

Como problemas cardíacos devido ao aumento de LDL no sangue problemas de saúde mental devido à diminuição de produção de hormônios o que diminui a energia do corpo e assim faz com que a pessoa fique mais cansada, tenha alterações de humor e assim começa a desenvolver depressão. E tenha mixedema o que é uma condição super rara onde há um avanço do hipotiroidismo leva ao rosto ficar totalmente inchado e a pessoa ter uma ausência completa de energia e até perda de consciência.

Gostou do nosso conteúdo? Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e deixe seu comentário abaixo.

Tireoide – 6 sinais que seu corpo dá quando ela não está bem

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.