Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Unhas amarelas podem ser sinal de doença


As unhas falam pelo corpo (elas mudam de aparência, quebram-se facilmente, esfolam). Uma das maneiras de saber que algo está errado é através da sua cor. Se você notar que suas  unhas ficaram amarelas, consulte um médico, pois a alteração pode indicar problemas de saúde.

Causas 

Carência de vitaminas: se você tem deficiência de vitamina, suas unhas ficarão amarelas. A solução pode ser tomar um multivitamínico ou comer alimentos que os contenham. Consulte o seu médico para saber o que falta vitamina do seu corpo.

Psoríase: um sinal desta condição da pele pode ser unhas amarelas. É uma doença crônica que tem tratamentos especiais para aliviar seus sintomas.

Diabetes: unhas amarelas não são o único sintoma de diabetes, mas se você costuma ir ao banheiro muitas vezes, sente muita sede e exausto, a razão pode ser diabetes.

Veja também

Problemas de tireoide: as alterações hormonais que causam problemas de tireoide também podem causar uma mudança na cor .

Infecção fúngica: Neste caso, o médico prescreverá um medicamento para combater o problema e/ou um produto para aplicar nas unhas afetadas por fungo.


E quando o amarelo das unhas não tem nada a ver com doença ?

Existem alguns motivos para isso acontecer. Um deles é quando a unha é muito porosa. Quando ela tem esta característica, o esmalte penetra nos pequenos poros e se acumulam, deixando as unhas manchadas. Outra razão para isso acontecer é quando o esmalte usado no dia a dia possui óxido de ferro. Esse ingrediente está presente especialmente nos esmaltes de cor vermelha e os pigmentos que têm o óxido também causam manchas.

“Isso acontece porque o óxido de ferro tem uma cobertura tão forte que atravessa a camada de base e gruda na unha”, explica a farmacêutica cosmetóloga Joyce Rodrigues.

Como evitar?
O jeito mais prático de fazer com que este efeito não aconteça é usando uma boa base, que consiga amenizar a penetração de pigmentos muito fortes. Receitas caseiras, porém, devem ser evitadas para que não se corra o risco de deixar a unha mais fragilizada.

Como clarear?
Quando as unhas ficarem amareladas, o ideal é deixá-las livres para respirar, usando o mínimo possível de esmaltes. “Limpá-las e lubrificá-las com cremes que contenham ureia e óleos vegetais também faz diferença”, contou Joyce.

[ Vix ]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.