Xarope de gengibre – Dá um gás para a dieta, acelerando a queima de calorias


Tomar xarope de gengibre é uma ótima maneira de manter a saúde em dia. A fórmula é composta por gengibre, mel e limão e pode ser feita em casa e tomada diariamente. “Ele ajuda no tratamento de quaisquer doenças inflamatórias e autoimunes, visto que sua composição é muito benéfica”, explica a nutricionista esportiva e funcional Giovana Canno.

Existem muitos outros benefícios, mas são necessários alguns cuidados antes de colocar a receita na rotina. Veja a seguir.

Gengibre, limão e mel: benefícios de cada um

Segundo a especialista, entre os benefícios do gengibre está o poder anti-inflamatório. Por também aumentar a imunidade, ele combate problemas do trato respiratório e até mesmo cardíacos. Sua composição também tem gingerol, que age como um expectorante de muco no organismo.

Termogênica, a raiz ainda dá um gás para a dieta, acelerando a queima de calorias.

Já o limão ajuda a reduzir a acidez do organismo – que ocorre quando há baixa imunidade – e contém vitamina C, ajudando no tratamento e prevenção de doenças.

O mel orgânico é cheio de polifenóis, que são antioxidantes que eliminam os radicais livres, organismos que oxidam as células, e também evitam problemas de saúde.

Para emagrecer

O xarope de gengibre para perder peso funciona, já que a raiz tem poder termogênico que aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e queimando gorduras.”O corpo tem que gastar mais calorias com essa raiz do que com outros alimentos”, explica Giovana Canno.

Todavia, a profissional explica que a solução por si só não tem efeito emagrecedor, apenas se for aliada à hábitos saudáveis como uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Vale lembrar também que o mel é um alimento calórico, apesar de saudável, e deve ser consumido com moderação.


Efeitos colaterais e contraindicações

Segundo a nutricionista Giovana Canno, o excesso de gengibre pode deixar as pessoas mais aceleradas e ativas, em um efeito semelhante ao da cafeína.

Por ser termogênica, a raiz também pode alterar a pressão sanguínea, sendo contraindicada para pessoas hipertensas.

A nutricionista clínica Andréa Farah explica que há indícios de que esta receita de xarope contra dor de garganta também seja ruim para quem utiliza medicamentos anticoagulantes, sendo preciso cautela nesses casos.

Outro ponto que merece atenção é o consumo pelas crianças. A mistura deve ser evitada pelos menores de 2 anos, visto que certos tipos de mel podem ser perigosos para a saúde dos mais novos por conta da possível presença da bactéria causadora do botulismo.

Gestantes devem tomar apenas com orientação médica, visto que grandes concentrações da raiz podem causar contrações, aborto e até mesmo alterar a pressão na gravidez.

Receita de xarope de gengibre caseiro

A especialista em nutrição indica uma receita para fazer em casa. Veja:

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • 30 g de gengibre ralado ou picado
  • Suco de 1 limão
  • 150 ml de mel

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe apurar em fogo alto por até 40 minutos. Guarde em um pote com tampa e tome 1 a 2 colheres de sopa por dia.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.