Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Aneurisma cerebral – Causas sinais e sintomas


Tudo sobre Aneurisma Cerebral: Causas, Sinais e Sintomas! Aneurisma Cerebral tem cura, basta se prevenir! Saiba como!

É normal que ao passar por um quadro de doença venha a dúvida: mas eu poderia ter feito alguma coisa para evitar isso? Na maioria das vezes, a resposta é sim. A prevenção é a melhor forma de evitar o desencadeamento e, principalmente, o agravamento de uma série de doenças em nosso organismo.

O aneurisma cerebral é um exemplo disso. Embora não seja possível impedir que ocorra a formação de um aneurisma no cérebro, a adoção de alguns cuidados pode evitar que ele se agrave e se rompa.

O que é Aneurisma Cerebral?
Considerada uma doença muito grave, o grande perigo de um aneurisma cerebral é que, na grande maioria das vezes, é assintomática. Porém, pode levar a óbito e deixar sequelas em 50% dos casos.

Um quadro de aneurisma cerebral é caracterizado quando ocorre uma dilatação anormal de uma artéria, por enfraquecimento local de sua parede.

Sinais e Sintomas
Quando ocorre a ruptura nas artérias, alguns sintomas ficam evidentes como dores de cabeça fortes, fraqueza em partes do corpo e até mesmo convulsões. Também é comum ocorrer o rebaixamento da consciência, que pode se manifestar devido ao quadro de convulsionamento, sonolência abrupta e excessiva e até o coma. O atendimento emergencial é fundamental nesse caso.


Causas do Aneurisma 

Alguns fatores potencializam o agravamento e ruptura das artérias:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Cigarro e álcool;
  • Colesterol e triglicérides altos;
  • Histórico familiar.
  • Prevenção ao Tratamento

Fique atento aos sintomas acima: o surgimento repentino de fortes dores de cabeça indica a necessidade urgente de atendimento médico-hospitalar. Sempre informe seu médico sobre a ocorrência de casos de aneurisma em sua família. Isso ajuda no diagnóstico e prevenção do aneurisma cerebral.

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.