Insuficiência renal : Sintomas


Insuficiência renal  – Os rins desempenham um papel primordial para a saúde de todo o nosso organismo. Eles estão localizados logo abaixo da caixa torácica, e processam de 120 a 150 litros de sangue por dia. Seu bom funcionamento impede que os líquidos e resíduos se acumulem no sangue, mantendo-o limpo e evitando doenças e outros problemas.

Além disso, são encarregados de equilibrar os eletrólitos do corpo, estimular a produção de glóbulos sanguíneos e controlar a pressão arterial. Por isso, qualquer alteração nos rins leva ao desenvolvimento de transtornos graves que pioram a qualidade de vida. A insuficiência renal é uma das patologias que mais nos afetam, quase sempre sem que a pessoa possa detectá-la nas suas etapas iniciais.

Como seus sintomas podem se confundir com os de outros problemas mais comuns, muitos não lhe dão a atenção necessária. Levando em conta que seu diagnóstico precoce é a chave para o sucesso do tratamento, a seguir revelamos os 8 principais sinais de alerta.

1. Edema ou inflamação como sintomas de insuficiência renal

Pelas dificuldades que apresentam os rins doentes, os líquidos vão ficando retidos nos tecidos e causam a inflamação. Este é um sintoma típico de várias doenças, mas na maioria dos casos tem a ver com um problema renal.

O inchaço é evidente nas seguintes partes do corpo:

Pés
Pernas
Tornozelos
Rosto
Mãos
Abdômen

2. Erupções cutâneas
Devido à insuficiência renal, as toxinas que se acumulam no sangue são levadas até os poros da pele pela corrente sanguínea. Isto produz várias alterações cutâneas, como a acne, as espinhas e uma forte sensação de ardor ou formigamento. Quase sempre os sintomas podem ser eliminados com algum tipo de creme ou loção, mas a maneira mais eficaz de combatê-los é realizar uma desintoxicação renal.

3. Alterações no momento de urinar

As mudanças no momento de urinar são fáceis de detectar e são os sintomas mais evidentes de um problema nos rins.

Entre esses, destacam-se:

Sensação de pressão e dificuldade de urinar
Sangue na urina
Urina escura e com um forte odor
Aumento ou diminuição da quantidade de urina
Urina espumosa ou borbulhante
Desejo de urinar durante a noite
Incontinência urinária
Ardor ao terminar de urinar


4. Fadiga

Uma das tarefas principais destes órgãos é a de produzir um hormônio chamado eritropoietina, que participa da produção dos glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte do oxigênio através do sangue. Uma falha nos rins causa uma diminuição na produção desta substância e, consequentemente, aumenta a sensação de fadiga. Por isso, a pessoa apresenta maior sensação de cansaço, dor nos músculos e problemas de concentração.

5. Sensação de frio

A insuficiência renal leva à diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue e, portanto, aumenta o risco de anemia. Juntamente com esse tipo de reações, a pessoa apresenta uma falta de energia e forte sensação de frio, que faz com que o paciente se sinta doente. Frequentemente, as pessoas que sofrem com este problema asseguram que o frio não diminui nem ao se exporem ao sol e, inclusive, apresentam calafrios.

6. Dor na parte inferior das costas

Uma dor latejante, como uma picada, na parte inferior das costas, pode ser um indício de problemas nos rins. Este problema está relacionado à poliquistose renal, aos cálculos e problemas do fígado, e pode aumentar quando a pessoa passa muito tempo em pé. Esta dor não deve ser confundida com a dor muscular comum, já que é chave para detectar esses transtornos a tempo.

7. Sabor metálico na boca

A lesão nos rins aumenta a presença de toxinas no sangue e resulta em vários transtornos nas células afetadas. Muitos pacientes renais sentem um gosto ruim ao ingerir os alimentos e, depois de comer, apresentam mau hálito. Na boca, percebe-se um sabor metálico, como amoníaco, e a perda do apetite por vários alimentos leva a diferentes deficiências nutricionais.

8. Náuseas e vômitos

As constantes náuseas e vômitos sem razão aparente poderiam ser um alerta de possíveis dificuldades no funcionamento renal. Como os resíduos não são eliminados de maneira adequada, esses sintomas aumentam e pioram com a perda de apetite. Os sintomas de insuficiência renal variam de pessoa para pessoa, e também dependem do nível de gravidade da doença.

Apresentar dois ou mais dos sintomas aqui citados é um motivo mais que suficiente para consultar um médico.

[ Melhor com Saúde ]

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.