Suchá – Uma mistura de ervas e frutas que promete ser mais poderosa para a sua dieta do que sucos ou chás


Suchá é uma mistura de ervas e frutas que promete ser mais poderosa para a sua dieta do que sucos ou chás consumidos sozinhos. Isso porque a bebida une ingredientes que podem garantir saciedade, boa carga de antioxidantes e ainda acelerar o metabolismo. Tudo vai depender dos elementos escolhidos para o preparo. Seja qual for seu objetivo – seja perder peso ou conquistar mais saúde –, com certeza há um suchá ideal para você.

“O suchá sustenta mais, dá mais saciedade do que um suco ou um chá, isoladamente. Dependendo do tipo de resultado que a pessoa procura, há um suchá característico para aquele objetivo”, explica a nutricionista funcional Dra. Andrezza Botelho.

Como fazer suchá

O preparo do suchá é exatamente como o de um suco, mas é preciso substituir a água pelo chá. Esse chá deve ser preparado por infusão com a erva desejada – isso porque os de saquinho não possuem tantos nutrientes quanto os que são feitos a partir das folhas. É só adicionar a fruta ao chá e bater no liquidificador.

Como consumir

É ideal para ser consumido uma vez ao dia, como lanche da tarde. Segundo a especialista, ele pode ser bebido frio e é mais indicado não adicionar açúcar. Se desejar adoçar, opte por adoçante ou mel. Há contraindicações para gestantes, mulheres que estão em fase de amamentação e crianças – nesses casos, é preciso consultar um médico antes de apostar na bebida.


Dica da nutricionista: Dra. Andrezza recomenda tomar o suchá acompanhado de duas castanhas-do-pará. Isso vai diminuir a absorção da glicose da fruta pelo organismo.

Suchá de hibisco com maracujá

Esta receitinha é rica em vitamina C e ainda ajuda a acalmar a ansiedade que, por vezes, é uma das grandes dificuldades para manter a dieta.

Ingredientes:

  • 2 sachês de chá de hibisco
  • 1 copo de água fervente
  • polpa de 3 maracujás

Modo de preparo:

Prepare o chá com os sachês  e a água fervente e deixe esfriar, depois é só bater no liquidificador este chá com a polpa dos maracujás. Coe e adoce à gosto com mel ou estévia.

Não é recomendado usar os sucos em pó ou concentrados de maracujá porque contém substâncias que dificultam a perda de peso. Também não é indicado colocar açúcar, nem mesmo o mascavo.

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.