Suco para emagrecer e tirar ansiedade

Trouxemos um exemplo de suco para emagrecer e tirar a ansiedade muito simples e fácil de fazer. Acompanhe. 

Ansiedade é um termo geral que designa um conjunto de distúrbios que envolvem vários fatores como medo, nervosismo, preocupação, entre outrosPode ter várias causas e sintomas que variam para cada pessoa. 

Todo mundo apresenta uma certa ansiedade que envolve, principalmente, situações que ainda vão se realizar em um tempo próximo como um trabalho a ser apresentado na escola ou faculdade, uma entrevista de emprego, um encontro, entre outrosTer ansiedade nesses casos é muito comum e até sadio, porém, existem casos onde ela se torna excessiva. 

Nos casos onde a ansiedade é exagerada, alguns sintomas são mais prevalentes como aumento dos batimentos cardíacos, suor frio, tremor, respiração rápida, entre outros. Nessa situação, ela passa a ser considerada como uma doença, pois os sentimentos e as sensações se tornam tão intensas que passam a interferir na vida cotidiana. Portanto, são esses casos que precisam de maior atenção e cuidado, pois pode gerar sérias consequências prejudiciais e uma delas é o ganho de peso que, em muitos casos, é excessivo. 

Ansiedade e o aumento de peso 

O aumento de peso pode ter várias causas e algumas delas envolvem questões psicológicas como a ansiedade que pode levar a alterações na produção de hormônios e gerar compulsão por alimentos levando a pessoa a comer de forma exagerada com a finalidade de melhorar o humor e amenizar a ansiedade. 

Muitas pessoas têm dificuldade para emagrecer em virtude da presença de fatores como a ansiedade, por isso, nesses casos, antes de iniciar a perda de peso com dietas e exercícios físicos, esse distúrbio deve ser tratado para que o processo de emagrecimento tenha sucesso. 

Tratamento da ansiedade 

Além de tratamentos médicos como o uso de medicamentos e terapia e outros que envolvem momentos de lazer, técnicas de relaxamento e a prática de atividade física, a ansiedade também pode ser tratada através da alimentação, pois existem substâncias presentes em alguns alimentos que ajudam a reduzir os sintomas. 

Alimentação para ansiedade 

Existem variados alimentos que são recomendados para ajudar a combater esse problema e alguns dos principais alimentos são os listados abaixo 

  • Maracujá e camomila, pois contêm substâncias calmantes; 
  • Abacate, chia e linhaça por serem fontes de ômega 3 que ajuda no bom funcionamento do cérebro; 
  • Banana e chocolate (amargo ou a partir de 50%) por serem fontes de triptofano, um aminoácido envolvido no processo de produção de hormônios como a serotonina e a dopamina que são responsáveis pelo bom humor e a sensação de prazer e bem-estar; 
  • Alimentos fontes de vitamina C como laranjalimão, acerola, kiwi, entre outrospois essa vitamina participa da diminuição do cortisol que é o hormônio da ansiedade e do estresse, além de ajudare a regular o sistema nervoso. 

Em contrapartida, alguns alimentos e produtos devem ser evitados a fim de evitar o aparecimento dos sintomas da ansiedade. Alguns deles são os que contêm substâncias estimulantes do sistema nervoso central como o café, chá verde, chá mate, chá preto, refrigerantes à base de cola, guaraná da Amazônia, bebidas energéticas e bebidas alcoólicas. Além disso, evite alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados e tenha um estilo alimentar totalmente saudável. 

Suco para emagrecer e tirar a ansiedade 

Existem várias preparações que você pode fazer com os alimentos indicados para combater a ansiedade e, ao mesmo tempo, ajudar no emagrecimento. Um exemplo dessas preparações são os sucos. 

Trouxemos um exemplo de suco para emagrecer e tirar a ansiedade muito simples e fácil de fazer. Acompanhe. 

Suco de maracujá e camomila: 

Ingredientes 

  • 1 maracujá médio  
  • 2 colheres de sopa de camomila 
  • 2 colheres de sopa de hortelã 
  • 400 ml de água fervida e quente 

Modo de preparo 

Em um recipiente, coloque a camomila e a hortelã e despeje a água fervida. Abafe e deixe descansando até esfriar. Depois de frio, coe a bebida e acrescente a polpa do maracujá, incluindo as sementes. Tome, de preferência, sem adoçar, à temperatura ambiente ou gelado. Se você optar por adoçar, use um adoçante natural como a estévia, por exemplo. 

Esse suco, além de ajudar a emagrecer por ser pobre em calorias e diurético, ajuda no controle da ansiedade porque ele é feito com alimentos que contêm propriedades calmantes que, no caso, são o maracujá, a camomila e a hortelã

Veja também

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.