Hábitos que alteram a tireoide


Já falamos em outro artigo sobre a diferença entre o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, doenças causadas pela a glândula tireoide está desregulada no organismo. Hoje vamos falar sobre hábitos que alteram a tireoide e como combatê-los.

O primeiro hábito que afeta diretamente a glândula tireoide, causando alteração é alimentação desequilibrada. Dietas absurdas e, totalmente pobres ou ausentes de nutrientes necessários, com alimentos que não agregam ao organismo podem gerar uma deficiência grande de minerais importantes e causando uma alteração na tireoide.

O iodo, o zinco e o selênio são minerais vitais para produção de hormônios tireoidianos como T4 e T3. Ou seja, alimentação desequilibrada é um dos hábitos que alteram a tireoide.

Ingestão de gorduras

Outro hábito que afeta tireoide é justamente a falta de ingestão de gorduras boas na alimentação, alimentos como nozes, abacate coco e sementes, acaba prejudicando e muita produção hormonal. Ou seja, a baixa ingestão de gorduras boas é mais um dos hábitos que alteram a tireoide.

Tireoide de hashimoto – O que é e quais são os sintomas

Sono

Estudos mostram que pacientes que dormem pouco e tem quadros de pico de estresse muito alto acabam tendo um ciclo hormonal, já que os sintomas característicos do Hipotireoidismo é justamente o cansaço excessivo, sonolência e desânimo. Ou seja, problemas no sono é mais um dos hábitos que alteram a tireoide.

Álcool

Como já vimos no outro artigo o consumo excessivo de álcool aumenta e drasticamente o estresse oxidativo da tireoide, prejudicando suas funções. Ou seja, o consumo excessivo de álcool é um hábito que altera a glândula tireoide.


Óleos refinados

Já falamos que os olhos extravirgem são ideais para uma prevenção de doenças na tireoide, já os óleos vegetais refinados não têm a mesma característica pois o processo que eles passam para fabricação diminui os ácidos graxos que são benéficos para a tireoide, devido a sua substância inflamatória. Ou seja, o consumo de óleos vegetais refinados é um dos hábitos que alteram a glândula tireoide.

Refrigerante diet

Mesmo que você me diga que um refrigerante diet tem baixas calorias e por si só não altera tanto o organismo, ele diria que está errado e é um dos grandes vilões da glândula tireoide sim.

Alguns ingredientes que são presentes dentro da composição química do refrigerante diet bloqueio a ligação dos hormônios tireoidianos com as células o que impacta diretamente no seu funcionamento pleno.

Outros vilões da glândula tireoide é o consumo excessivo de açúcar, já que ele é responsável por uma inflamação nos receptores das células impacta na produção de hormônios da tireoide a soja mesmo contendo baixa calorias e carboidratos também interfere na produção de hormônio da tireoide já que ela inibe a absorção de iodo dos alimentos.

Você combatendo diretamente esses hábitos que alteram a tireoide, com certeza você vai conseguir prevenir qualquer tipo de problema com a sua saúde.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar e aproveite deixe seu comentário abaixo.

Câncer de tireoide – Sinais Sintomas e tratamento

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.