Fígado inflamado – Sintomas , como identificar e tratar


Fígado inflamado pode ser originada devido algumas condições de saúde do indivíduo, Principalmente as hepatites que acabam sendo causadas por vírus, por uso de medicamentos irrestrito, abuso de drogas e álcool, além de doenças metabólicas, autoimunes e genéticas.

Por isso inflamações podem surgir de uma forma muito silenciosa, inclusive algumas não manifestam nenhum tipo de sintoma e acabam podendo elevar o risco de dano grave ao fígado e quem sabe resultar em uma cirrose ou mesmo câncer.

Em nosso país as doenças de hepatite mais comuns são aquelas provocadas tanto pelo vírus B, ou c o tipo águia patite é transmitido de forma fecal-oral e inclusive tem relação com as más condições de alimentos contaminados ou de higiene do indivíduo.

Já as hepatites B e C são transmitidas através de sangue contaminado como no caso de compartilhamento desse gringas entre outros, na hepatite C que é uma transmissão muito mais rara e às vezes pode acontecer de uma mãe contaminada para o filho durante a gravidez ou mesmo no parto

[su_list icon=”icon: arrow-right”] [/su_list]

Quais os sintomas do fígado inflamado?

Como dissemos anteriormente infelizmente nem todas as hepatites manifestam algum tipo de sintoma, e às vezes o paciente acaba convivendo com a doença e com Fígado inflamado sem saber e as lesões acabam se agravando com passar do tempo separamos alguns sintomas para que você esteja ciente de que pode estar acontecendo com você:


  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Dor abdominal;
  • Vômito;
  • Urina escura;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Tontura;
  • Fezes Claras;

Já no caso de para tirar ela tem uma tendência maior em crianças menores de 10 anos, e por isso é autolimitada e não desaparece sozinha. Em casos de hepatite B e C A doença possui uma evolução de inflamação crônica e silenciosa no Fígado inflamado e com o tempo acaba destruindo as células hepáticas e acaba levando a perda total da função do órgão que conhecemos como cirrose e o final do estágio é o desenvolvimento de câncer de fígado.

Inclusive a na etapa final que seria o desenvolvimento do câncer ou a etapa mais avançada Da cirrose é que o paciente começa a notar alguns sintomas de Fígado inflamado que seria um inchaço na perna, olhos amarelados e aí já é tarde demais.

Como diagnosticar?

Não possui ainda um tratamento específico já que ela é uma condição Que Desaparece sozinha com o tempo, Mas requer cuidados devido às suas complicações. O que se recomenda que o paciente faça repouso, mantenha uma alimentação equilibrada e não abusar de gorduras e claro evite ingestão de bebida alcoólica por pelo menos seis meses.

Já nos casos da Hepatite B e C o tratamento antiviral mais eficiente, inclusive o Sistema Único de Saúde oferece para o paciente drogas antivirais e deficientes modernas e 90% dos casos de hepatite C tem cura sim e no caso da Hepatite B, ela só pode ser controlada com tratamento adequado.

[su_list icon=”icon: arrow-right”] [/su_list]

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais

As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.