Fígado inflamado – Sintomas , como identificar e tratar
O aumento do fígado, ou hepatomegalia, é uma condição causada pelo fígado inflamado que torna o órgão maior do que o normal e é um sintoma de várias doenças hepáticas.
Para ajudar você a entender mais sobre o fígado inflamado, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Sintomas de um fígado inflamado
O próprio fígado aumentado geralmente não apresenta sintomas, razão pela qual muitas vezes passa despercebido até que o paciente solicite uma visita por causa dos outros sintomas causados pela doença desencadeadora.
Os sintomas que normalmente acompanham o aumento do fígado são:
- Cansaço ou fadiga
- Dor no lado superior direito do abdômen
- Náusea e perda de apetite
- Dores musculares
- Amarelamento da pele e do branco dos olhos
Diagnóstico
O diagnóstico é feito primeiramente através de um exame físico, no qual o médico tentará palpar o fígado inflamado pressionando o lado direito da barriga.
Ao apalpar a borda inferior do fígado, dá-se de fato uma ideia inicial do seu tamanho e dureza: dependendo da causa que o produz, o fígado aumentado pode apresentar uma inflamação suave, firme ou irregular ou com nódulos definidos.
Para completar o diagnóstico, geralmente é realizada uma ultrassonografia abdominal para obter imagens do estado do fígado. Se necessário, o especialista pode optar por uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética para obter imagens mais detalhadas.
Uma vez que o diagnóstico é feito, testes adicionais mais específicos podem ser realizados para determinar a causa, como testes clínicos para avaliar os níveis de enzimas hepáticas e a presença de vírus, como hepatite, elastografia por ressonância magnética para avaliar a rigidez do tecido hepático, ou finalmente, uma biópsia do tecido hepático.
Quais são as causas de um fígado inflamado?
As causas que podem levar a um fígado inflamado são muitas e variadas, incluindo:
- Hepatite alcoólica;
- Cirrose;
- Fígado gorduroso;
- Hepatite;
- Câncer de fígado;
- Lesão hepática devido a certos medicamentos;
- Hepatite tóxica devido à exposição tóxica.
Além disso, existem doenças que podem causar aumento do fígado que se originam em outros órgãos ou estruturas internas:
- Alguns tipos de leucemia;
- Linfoma;
- Doenças genéticas;
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Estenose das válvulas mitral e tricúspide;
- Infecções parasitárias e bacterianas.
Como tratar?
O método de prevenção do fígado inflamado é prevenir a doença hepática e seus principais fatores de risco. Portanto, as etapas a serem seguidas são:
- Evite o consumo excessivo de álcool;
- Siga uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e grãos;
- Evite grandes doses de medicamentos e suplementos vitamínicos;
- Evite a exposição a substâncias tóxicas e químicas;
- Mantenha um peso saudável;
- Evite o consumo de certas ervas medicinais.
O tratamento para um fígado inflamado varia de acordo com a doença que o causa e, em muitos casos, envolve a mudança de hábitos do paciente e a limitação do consumo de álcool.
Gostou de saber mais sobre o fígado inflamado? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais
As informações e sugestões contidas neste site tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. Este blog tem a finalidade de lhe ajudar, mas não substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.